Priscila Esperandio

Unha preta: Como prevenir e cuidar de manchas escuras na unha

A unha preta pode ser um incômodo pela estética, mas dependendo das condições em que surge a mancha escura na unha, precisamos estar atentos. Aqui, você vai conhecer mais sobre as causas de escurecimento da unha, além de aprender o que fazer em cada caso.

Unha preta: hematoma por impacto

Um dos motivos mais conhecidos que causam a unha preta é o impacto agudo (e geralmente bastante doloroso) de bater ou prender o dedo. Isso ocorre devido a um sangramento no leito da unha, por isso surge a cor escurecida no local da lesão.
Outro caso de hematoma por impacto é por pressão repetitiva, como pelo uso de sapato apertado, que pode deixar a unha do pé preta. Em ambas as situações, o esperado é que a mancha na unha vá subindo e mudando de cor (como um hematoma na pele mesmo) conforme a unha cresce, e desapareça depois de algumas semanas.

Unha preta por doenças e infecções

A mancha escurecida na unha pode significar também a existência de micose, fungo ou infecção no local. Neste caso, é crucial tratar do problema, para que não se espalhe para outras áreas.
A falta de alguns nutrientes como vitamina do complexo B, ou o excesso de outros, como o ferro, pode também ocasionar o escurecimento das unhas.
Além disso, algumas doenças do intestino, a Síndrome de Cushing e Addison, por questões hormonais, podem causar este sinal nas unhas.

Unha do polegar, com mancha preta

Listra preta na unha: o que significa?

O surgimento de uma linha fina preta na unha pode ser algo comum em pessoas negras e orientais. Essa mancha pode significar um sinal com uma pinta. Mas fique atento se ela crescer ou se espalhar, de forma dolorida ou não, sem ter sofrido nenhum impacto.
Se isso acontecer, procure um médico para investigar, pois neste caso a unha preta pode ser um sinal de melanoma da unha, que é um câncer de pele. O que aqui estamos chamando de unha preta pode ser também uma mancha marrom escura.

Mancha escura na unha de outras cores

Apesar de raro, é possível ainda que surjam manchas azuladas ou avermelhadas sob as unhas sem que tenha havido impacto. Neste caso, pode se tratar de um tumor benigno. A lesão pode ser dolorida ou não, e ainda causar uma deformidade no formato da unha. Apesar de se tratar de tumor benigno, recomenda-se a procura de um médico para analisar a região.

Mancha preta na unha: como tirar e prevenir

Se sua unha ficou preta por um hematoma, deve-se aguardar o crescimento para que a mancha desapareça.
Para prevenir a unha preta, no caso dos pés, use sapatos adequados, seja para o dia a dia ou para a prática de esportes. Evite deixar os pés desprotegidos em locais que possam estar expostos a fungos.

Livre-se da unha preta!

Adotando essas medidas, você estará cuidando da saúde e evitando o incômodo da unha preta. Gostou deste conteúdo? Então compartilhe e ajude outras pessoas a se manterem bem informadas! Deixe sua opinião ou sugestões nos comentários abaixo e continue conosco para mais dicas!

Unha preta: Como prevenir e cuidar de manchas escuras na unha
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *