Unhas fracas? Saiba como fortalecê-las!

Por: Thauany Lima

Unhas fracas

As unhas, para algumas mulheres, são detalhes importantíssimos para dar estilo e feminilidade. O problema é quando as unhas começam a ficar fracas e com um péssimo crescimento, pois, além de não ser algo bonito – para as mulheres mais vaidosas-, esses detalhes ainda estão avisando que alguma coisa de errado está acontecendo com o seu corpo.

As unhas fracas e quebradiças podem alertar erros alimentares ou uso de produtos químicos que podem danificar a saúde das unhas. A falta de vitaminas é um dos principais motivos para uma unha fraca, por isso é muito importante não abusar de dietas muito restritivas, afinal, esse é um dos motivos principais para a falta de vitaminas.

De acordo com especialistas, os principais motivos por deixarem as unhas fracas e quebradiças são: removedores de esmalte em excesso, produtos químicos de limpeza, fungos e bactérias, alimentação pobre de nutrientes, anemia, hipotireoidismo, desnutrição e etc.

Existe várias maneiras de deixar a unha saudável, separamos algumas dicas para ajudá-las nessa tarefa.

1- O cuidado com a saúde e alimentação é a principal receita para manter as unhas bonitas e fortes. É importante sempre investir em uma alimentação rica em proteínas, nutrientes e oligoelementos. O zinco, enxofre, cálcio e silício são minerais que não podem faltar na refeição, eles são muito importantes para deixar as unhas saudáveis.

2- É muito importante também usar esmaltes de qualidade, que não contenham ingredientes corrosivos na composição.

3- Evite usar produtos químicos ou use luvas para fazer tarefas domésticas.

4- Um erro que as mulheres cometem com frequência é retirar as cutículas, elas são responsáveis por evitar que as bactérias e fungos penetrem na unha.

5- As bases de unha são super aceitas, porém, a dica é optar por uma indicada por dermatologistas, pois elas vão ter na composição derivados de quinino, carbonato de cálcio e formaldeído.

Como colar uma unha quebrada?

Como a unha está muito ligada à estética e autoestima feminina, vamos ensinar um truque incrível para aqueles momentos desesperadores em que a unha está linda e grande, mas acaba quebrando.

Você vai precisar de um pequeno pedaço de papel higiênico ou lenço de papel, uma lixa de unha, pinça, esmalte e top coat.

1° passo: Com a unha limpa e sem esmalte, recorte um pedaço do papel higiênico ou lenço de papel, no tamanho da unha quebrada.

2º passo: Passe uma camada de base em cima do pedaço de papel e, com a ajuda da pinça, posicione o papel o papel na parte quebrada da unha. Em seguida passe outra camada de base por cima, o papel ficará transparente.

3° passo: Depois use uma lixa para polir com delicadeza, diminuindo o desnível da parte que inseriu na unha.

4° passo: Quando conseguir deixar a unha praticamente no mesmo nível, pinte com o esmalte escolhido e finalize usando o top coat. A unha ficará bela até a próxima visita à manicure.

Como deixar a unha linda?

Após cuidar da saúde das unhas e tomar todas as medidas para evitar que a ela perca a força, é a hora de deixar a unha linda. O primeiro passo para finalizar as unhas é limpar e deixá-las secas, sem oleosidade, pois qualquer resíduo faz com que o esmalte descasque mais rápido.

Corte a unha no formato que deseja, redondo ou quadrado, depois conserte as imperfeições com a lixa.

Lixe sempre a unha fazendo movimentos de um lado para o outro, nunca com a lixa de cima para baixo. Passe a lixa por baixo da unha para retirar as rebarbas.

Se quiser dar um acabamento melhor ainda, use uma lixa polidora para retirar as estrias e ondulações na unha.

O próximo passo seria retirar as cutículas, mas essa etapa é muito individual, pois algumas pessoas podem não retirar, outras sim. Isso vai depender de cada pessoa.

Agora é hora de finalizar, escolha uma cor e passe sempre do meio da unha para fora. Escolha um esmalte de qualidade e lembre-se de que você precisa de três demãos de tinta para que a cor fique como na embalagem.

Por fim, use um palito para limpar os excessos de esmalte dos cantos da unha, uma dica é usar palitos mais finos, pois são melhores para manusear.

Leia também