Tayla Pinotti

Quais são as validades dos produtos de beleza e por que é importante respeitá-las?

Ao mesmo tempo que a sociedade dá muita atenção para o prazo de validade de alguns produtos, pouco se importam com outros. É o caso dos produtos de beleza, que ainda geram dúvidas quanto ao seu vencimento.

Isso porque os produtos de beleza em geral não possuem o seu vencimento calculado a partir da data de fabricação, mas sim do momento em que foram abertos, que é quando ocorre entrada de ar e contato com as mãos – fatores que estimular a proliferação de micro-organismo no produto.

Em geral, eles costumam durar entre 6 e 24 meses e o prazo deve estar indicado na embalagem, podendo aparecer na forma um desenho de pote aberto com um número dentro, que indica a validade do produto em meses.

validade cosmeticos

De acordo com a dermatologista Dra. Joana Batista, diversos fatores influenciam na determinação do prazo de validade de um cosmético, desde a composição da fórmula até a embalagem, por exemplo, já que o recipiente pode garantir um maior tempo de vida estável ao produto.

Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a determinação da validade é feita pelo próprio fabricante, levando em consideração fatores específicos de cada produto, como a estabilidade da fórmula, ingredientes e ação de micro-organismos.

O órgão ainda esclarece que a regulamentação sobre esse tipo de produto está descrita na resolução RDC 7/2015, que determina que todos os rótulos contenham prazo de validade, data de fabricação e lista de substâncias descritos.

Por que é importante respeitar a validade dos cosméticos

Dra. Joana Batista esclarece que não é proibido consumir produtos vencidos, mas o usuário deve se responsabilizar por ele: “recomenda-se prestar atenção no prazo de validade por ser uma medida de segurança para o público, sendo assim, o ato de aplicar o produto vencido será por sua conta e risco”.

Isso porque, quando não respeitado, o cosmético pode causar alergias e irritações. Um lápis de olho, por exemplo, pode provocar conjuntivite, se usado fora do prazo de validade. Além disso, ao usar cosméticos vencidos, você não aproveita nenhum de seus princípios ativos e não garante a eficácia do produto.

O prazo de validade é especialmente importante no caso de cremes para o rosto e produtos como protetores solares, pois, após a data determinada, podem ocorrer irritações e a ausência de efeitos desejados.

“Se as maquiagens estiverem vencidas há bastante tempo e guardadas em condições desfavoráveis, como ambientes úmidos e quentes, o uso pode causar infecções de pele. Por isso, nós alertamos que cabe ao consumidor, manter seus produtos em condições ideais e utilizá-los dentro do prazo da validade” reforça a dermatologista.

Também é importante sempre observar o aspecto do cosmético antes de aplicá-lo. Se o odor, a cor ou a textura do produto estiverem alterados, não use-o.

Caso você aplique um produto vencido na pele, deve ficar atenta aos sinais de irritação na pele – como vermelhidão, ardência ou pinicação – e, caso eles ocorram, deve lavar o local abundantemente com água corrente e um sabonete líquido suave.

Recomendações básicas sobre o prazo de uso de alguns deles

validades dos produtos de beleza

Se a embalagem do seu produto está apagada ou se a marca que você consome não coloca o prazo de validade exposto no cosmético, a dica é seguir aproximadamente o prazo que serve para os cosméticos brasileiros de mesma composição.

No caso de produtos trazidos de outros países, não existe uma regulamentação específica sobre prazo de validade,, pois na maioria dos países do exterior, não há essa obrigatoriedade, o que dificulta o uso pelo consumidor brasileiro.

Para não restar dúvidas, confira abaixo a lista com as recomendações sobre o prazo de validade dos principais produtos de beleza:

  • Batom: após aberto, o produto pode ser usado por aproximadamente dois anos.
  • Blush, sombra, iluminador ou pó: todos tem validade de dois anos e meio após a abertura.
  • Delineador: o produto pode ser utilizado durante seis meses a um ano.
  • Lápis de olho: validade de um ano e meio.
  • Máscara de cílios: validade de seis meses a um ano após aberta.
  • Corretivos: validade de um ano e meio após aberto.
  • Bases aquosas: validade de um ano após aberta.
  • Bases oleosas: validade de um ano e meio após aberta.
  • Perfumes: validade de dois anos e meio a três anos, em média, após a abertura da embalagem.
  • Cremes: o prazo varia de um ano a três anos, dependendo da condição do produto.
  • Esmaltes: têm prazo de validade aproximadamente nove meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *