Leila Mendes

Vício em celular: Como se livrar do vício e aproveitar melhor os momentos

Já parou para pensar como era a sua vida antes do celular e de toda essa tecnologia que ele proporciona? Facebook, Instagram, Spotify, WhatsApp, nada disso existia há pouquíssimos anos e, hoje, não conseguimos mais viver sem né?! Precisamos dar uma espiada aqui, conversar virtualmente com alguém ali, responder um e-mail lá, ou simplesmente desbloquear a tela só para voltar a bloqueá-la em seguida. Quem nunca? Esse vício em celular ganhou até um nome: “nomofobia”, do inglês “no mobile phone phobia”, ou fobia de não ter telefone móvel. Isso não chega a ser considerada uma doença, mas pode atrapalhar as pessoas tanto no ambiente profissional, quanto nos relacionamentos pessoais. Para saber como se livrar desse vício veja as dicas que preparamos para você.

Mulher mexendo no celular

Vício em celular: 1ª dica – deixe a tela cinza

Para quem não sabe, cores brilhantes agem como recompensas para o cérebro. Por isso, o ideal é configurar o telefone em uma escala de cinzas para eliminar coisas positivas. Segundo pesquisas, isso ajuda as pessoas a ficarem mais tempo longe do aparelho. Se você não sabe como mudar a cor, veja a dica. Primeiro vá em “configurações”, em seguida “geral”, “acessibilidade”, “mostrar adaptações”. Ative os filtros de cor e configure-os em “escala de cinzas”. Depois vá para a parte final de configurações de acessibilidade e ative “acesso direto”, apertando três vezes de maneira rápida para alternar entre cinzas e cores.

Tela inicial de um celular

Vício em celular: 2ª dica – deixe o celular carregar bem longe

Quando colocamos o celular para carregar do lado da cabeceira da nossa cama, ele se torna a última e a primeira coisa que fazemos no dia. Você mexe nele antes de dormir e assim que acorda também. Portanto, o ideal é deixar o telefone carregar em outro quarto ou pelo menos do outro lado do quarto. Usa o despertador dele para levantar? Que tal usar um despertador tradicional hein?!

Celular plugado no carregador

Vício em celular: 3ª dica – desative as notificações da tela

Toda vez que você recebe qualquer notificação, o celular vibra e a tela acende né?! Uma ótima maneira de evitar que isso aconteça é desativando as notificações de tela. Desta forma, você consegue se desligar melhor do mundo tecnológico e aproveitar melhor o momento que está vivendo.

Vício em celular: 4ª dica – deixe a tela inicial mais limpa

Muitas vezes abrimos um aplicativo sem necessidade real dele, apenas pelo fato de estar entre as primeiras coisas que vemos ao desbloquear a tela do celular. Portanto, coloque na tela inicial aplicativos mais “chatos” (aqueles que você não vai gastar seu tempo), ou mapas, calendário, bloco de notas, câmera (eles não prendem tanta a atenção e são úteis).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *