Talitha Benjamin

Vinagre de maçã no cabelo: para que serve e benefícios

Todo mundo adora ficar com os cabelos lindos e hidratados. Se isso for possível usando receitinhas fáceis, melhor ainda! Um dos protagonistas dessas receitas que fazem super bem para o cabelo é o vinagre de maçã. Pode parecer estranho, mas essa substância pode ser o ingrediente que faltava para os seus cuidados capilares serem perfeitos.

Usado com mais frequência como tempero, o vinagre de maçã é um líquido obtido por um processo de fermentação e, além de fazer bem para o sistema digestivo e aliviar problemas de pele, também faz muito bem para os cabelos. Isso porque o vinagre no cabelo age da mesma forma que um tônico, com a diferença que não possui outras substâncias químicas e sintéticas que podem fazer mal para os fios.

Quais os benefícios do vinagre para cabelo?

Por ser uma substância ácida, o vinagre de maçã age diretamente no combate dos fios quebradiços e danificados (que possuem o pH alcalino). Dessa forma, ele equilibra o ácido dos fios, deixando os cabelos mais brilhantes. Ele também tem ação antibacteriana, prevenindo a proliferação de fungos e bactérias, e consequentemente, a oleosidade e a coceira.

Além disso, o vinagre de maçã também é rico em vitaminas e antioxidantes. Para o cabelo, essas vitaminas são essenciais para o reparo de danos, crescimento saudável e manutenção da saúde do couro cabeludo, ajudando a prevenir a caspa e outros problemas dessa área.

Diariamente, o nosso cabelo acumula resíduos de diversos produtos: sprays, cremes, shampoos, máscaras, entre outros. O vinagre de maçã age nesses resíduos e ajuda a eliminá-los com mais eficiência do que um shampoo normal – e de forma totalmente natural. Também ajuda a recuperar a elasticidade do fio, aspecto essencial para cachos arrasadores.

Como utilizar o vinagre de maçã no cabelo?

Ao procurar o produto, opte por opções orgânicas, crus ou não filtradas, pois assim você garante a pureza do produto e as suas propriedades benéficas.

Preparo da solução: Utilize duas ou três colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água (250ml).

Modo de usar: Após lavar os cabelos com shampoo tradicional, aplique a solução de vinagre no couro cabeludo, deixando-a escorrer pelo comprimento do cabelo. Massageie o couro cabeludo para que este absorva a solução enquanto estimula a circulação sanguínea. Deixe agir por 3 a 5 minutos e enxágue bem.

Você pode modificar a receita de acordo com o seu tipo de cabelo: para cabelos mais secos, utilize pouco vinagre. Para cabelos oleosos, utilize mais colheres. Sempre dilua em água e tome cuidado com os olhos na hora de aplicar.

Com o vinagre de maçã você garante cabelos mais hidratados, brilhantes, saudáveis e mais bonitos! Aproveite e confira outros truques para deixar seu cabelo lindo: a hidratação, reconstrução e nutrição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *