Talitha Benjamin

Conheça as vantagens da vitamina C para o rosto

Saiba como usar Vitamina c para o rosto e cuide da saúde

Diariamente, a pele humana é exposta a diversos fatores, internos e externos, que podem prejudicar sua saúde e integridade. Por isso, pensar em diferentes formas de tratá-la e protegê-la é essencial para evitar danos. A vitamina C para o rosto traz diversos benefícios, desde o rejuvenescimento de dentro para fora, até a melhora na textura visível.

Muito se fala sobre a importância da vitamina C para a saúde do organismo, mas pouca gente sabe que esses benefícios podem se estender também para a pele. Ela é um poderoso antioxidante, combatendo o surgimentos dos radicais livres, que são moléculas que causam o envelhecimento e a morte das células.

Afinal, o que é a vitamina C?

Também conhecida como ácido ascórbico, ela participa de diversos processos metabólicos, celulares e bioquímicos. É responsável pela formação de colágeno, agindo também para acelerar a cicatrização; reduz a oxidação das células e aumenta a absorção de ferro, prevenindo a anemia. Em geral, ela é indispensável para o corpo humano.

Quais os benefícios do uso de vitamina C na pele?

O consumo de vitamina C é essencial para a saúde da cútis, tanto que uma grande parte de produtos cosméticos contém esse elemento em sua composição. Os radicais livres estimulam os danos causados pela poluição e radiação solar e favorecem a formação de manchas, rugas e linhas de expressão. A vitamina C age justamente na prevenção da formação dessas moléculas.

Por atuar na formação de colágeno, a vitamina C na pele ainda garante mais firmeza, agindo também como um ativo rejuvenescedor. Ela ainda inibe a ação da tirosinase, enzima que ativa a produção da melanina. Justamente por causa dessa função, o ácido ascórbico consegue potencializar o efeito do filtro solar, que responsável por proteger a derme dos raios UVA e UVB.

O resultado é uma pele mais iluminada e com o tom uniformizado. Ela também está presente no tratamento do melasma, manchas de acne e as causadas pela exposição solar em excesso.

Onde encontrar a vitamina C e como consumi-la corretamente?

O organismo humano não é capaz de produzir a vitamina C, por mais que precise dela. Por isso, é necessário obtê-la de outras formas. Através da alimentação, por exemplo, podemos absorver essa vitamina em uma dieta rica em frutas cítricas e vegetais folhosos. A suplementação desse ativo também pode ser feita através de cápsulas.

Incorporar a vitamina C para o rosto através de aplicação tópica (ou seja, direto na pele) é uma etapa importantíssima na hora da rotina do skincare, já que a absorção é bem maior do que a ingestão por via oral. Ela pode ser utilizada pura, direto na região onde se deseja sentir os efeitos, ou presente em outros produtos, como no filtro solar. Ela não tem contraindicação, pode ser utilizada em qualquer tipo de pele e seu uso precisa ser diário para garantir os efeitos mais rápido. Uma dica interessante é usá-la em conjunto com a vitamina E, que tem propriedades de hidratação e vão ajudar a potencializar o efeito do ácido ascórbico enquanto combate o ressecamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *