Leila Mendes

Vitamina D: benefícios e suas maravilhosidades para o organismo

Todo mundo sabe que a Vitamina D tem inúmeros benefícios que vão desde a prevenção de problemas de saúde, até o aumento da qualidade de vida e melhora do bom funcionamento de diversas áreas do corpo. Sendo assim, nada melhor do que ingerir alimentos ricos nesta substância, né?! Aqui vamos explorar tudo sobre vitamina D e seus benefícios. Fique de olho e aprenda mais sobre o assunto!

Mulher tomando Sol

Vitamina D, seus dois tipos e deficiências

Existem dois tipos de suplementação de vitamina D, que são: vitamina D2 e vitamina D3. A deficiência delas no organismo pode desenvolver uma série de problemas, tais como: osteoporose e outros problemas ósseos, doença cardíaca, câncer, depressão, artrite, asma, dor crônica, hiperparatireoidismo, autismo, raquitismo ou osteomalacia, pressão alta, doenças autoimunes, insônia, diabetes, esclerose múltipla, psoríase e fibromialgia. Por isso, é muito importante o seu consumo para evitar as doenças citadas acima.

Vitamina D: benefícios

1 – Contribui para a saúde óssea

Como já falamos, a falta de Vitamina D pode causar sérios problemas ósseos, uma vez que ela desempenha um papel importante na absorção do cálcio. Além do que, ela possui um efeito importante sobre outras vitaminas e minerais como a vitamina K e fósforo. Segundo estudos realizados, a vitamina D ainda melhora a saúde musculoesquelética, deixa lento o processo de envelhecimento da estrutura esquelética e reduz a taxa de fraturas em adultos mais velhos.

2 – Ajuda na prevenção do câncer

A falta de ingestão dessa vitamina no organismo aumenta as chances de câncer, principalmente câncer de mama, colo do útero e próstata. Isso porque a vitamina D tem a capacidade de afetar o risco de câncer devido ao seu papel no ciclo de vida da célula ou sua capacidade de bloquear excesso de estrogênio.

3 – Melhora a imunidade

Tem um importante papel na proteção contra o desenvolvimento de condições autoimunes e resfriados comuns. Estudos ainda revelam que ela previne doenças inflamatórias prolongadas ou excessivas.

4 – Previne diabetes

A diabetes é resultado da falta de insulina ou da secreção inadequada de insulina, após aumentos na resistência a este hormônio. Ou seja, uma vez que o cálcio é fundamental para a secreção de insulina, a vitamina D pode contribuir para manter o seu bom funcionamento e prevenir, assim, a diabetes.

Vitamina D: benefícios e suas fontes

Alguns alimentos são fontes ricas em vitamina D, como por exemplo, peixes e suplementos como óleo de fígado de bacalhau e muitos outros. Mas, além disso, a exposição ao sol também é uma excelente forma de absorver a vitamina D.

Agora, se você quiser saber tudo sobre Vitamina C, é só clicar aqui!

Vitamina D: benefícios e suas maravilhosidades para o organismo
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *