Tayla Pinotti

Volta às aulas: como ter disposição para enfrentar tudo de novo

Volta às aulas

Depois de aproximadamente 60 dias de descanso, com direito à Natal e Ano Novo, voltar às aulas pode ser um fardo gigante.

Por um lado, o corpo está descansado, mas, por outro, adaptar-se novamente à uma rotina desgastante não é tarefa simples, afinal, nunca é fácil encarar a realidade, não é mesmo?

A “depressão pós-férias” é real e afeta estudantes de todas as idades, estejam eles na escola, faculdade, pós-graduação ou qualquer outro curso.

Por isso, se você já está preocupado com a volta às aulas, confira abaixo algumas dicas para ter disposição e enfrentar tudo de novo.

Volta às aulas: dicas para evitar o “sofrimento”

Comece a adaptação antes do primeiro dia de aula

É claro que você vai querer aproveitar todos os dias das férias para dormir até mais tarde, mas o ideal é começar a se preparar para voltar à rotina com pelo menos alguns dias de antecedência. Por isso, dias antes do seu primeiro dia de aula, tente acordar e dormir um pouco mais cedo do que você estava acostumado nas férias.

Deixe a vida em ordem antes de voltar às aulas

Aproveite também para deixar seu armário, seu quarto ou até mesmo a casa inteira arrumados. Se você iniciar o ano sem essas pendências e em um ambiente tranquilo e organizado, vai se sentir muito mais leve e disposto(a).

Encare como um recomeço

Ver as coisas pelo lado positivo é sempre uma boa alternativa para lidar com problemas. A dica, nesse caso, é enxergar a volta às aulas como um novo começo para fazer tudo diferente: se dedicar mais, estudar mais e aproveitar melhor o seu curso.

Restabeleça bons hábitos

É normal acabar deixando bons hábitos de lado durante as férias, como comer bem, ir a academia ou dormir em horários “normais”. Isso acaba deixando o organismo mais vulnerável e, consequentemente, as pessoas ficam mais cansadas e menos saudáveis. Por isso, a dica para ter mais disposição nessa volta às aulas é restabelecer seus bons hábitos.

Planeje passeios e pequenas viagens durante o ano

Outra dica para não sofrer tanto com a saudade das férias durante a volta às aulas é continuar no “alto astral”, planejando novos passeios e viagens ao longo do ano. Isso aumenta a felicidade e é uma ótima maneira para lidar com o desânimo da volta às aulas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *