Vontade de comer doce? Como segurar essa barra

Por: Leila Mendes

Quem nunca sentiu aquela vontade de comer doce logo após o almoço, no meio da tarde ou em qualquer horário do dia, hein?! Isso é muito comum, principalmente, entre o sexo feminino. Afinal, o consumo de doces, como o chocolate, por exemplo, estimula a produção de endorfina, neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e bem-estar. Ou seja, comer um brigadeiro é praticamente um passo para a felicidade. Porém, atenção: a compulsão por doces faz mal a saúde, além de provocar o ganho de peso e o acúmulo de gordura abdominal. Para te ajudar a segurar essa barra, veja as dicas que preparamos abaixo.

Diferentes tipos de chocolate

Vontade de comer doce? Aprenda a reduzir o açúcar aos poucos

O primeiro passo é não cortar por completo o doce que faz parte da sua alimentação diária. Além de não funcionar, essa atitude pode piorar a situação. É como se você sentisse ainda mais necessidade de comer uma quantidade maior de doces do que comia antes, conhecido também como “efeito rebote”. Logo, o ideal é reduzir o consumo de maneira gradual.

Vontade de comer doce? Evite pular refeições

Quando você pula qualquer refeição, a necessidade de comida e a fome se tornam maiores na próxima vez que você for comer, o que aumenta a vontade absurda por doces e carboidratos. Por isso, é importante comer de 3 em 3 horas e consumir lanches saudáveis entre as principais refeições.

Vontade de comer doce? Faça exercícios físicos

Segundo pesquisas realizadas, a maioria das pessoas se sente menos propensa a comer doce logo após se exercitar. E isso acontece pelo fato da atividade física estimular a liberação de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar no organismo. Sem contar que os exercícios físicos aceleram a absorção de açúcar.

Vontade de comer doce? Consuma pouco líquido nas refeições

Quando ingerimos líquido durante as refeições, a comida se move mais rapidamente do estômago para o intestino, podendo causar mais fome. Logo, o ideal é beber pouco líquido durante as refeições. Além disso, é importante comer devagar e mastigar bem o alimento.

Vontade de comer doce? Não exagere no sal

O sal em excesso provoca uma vontade louca de comer algo doce. Portanto, evite alimentos com grande quantidade de sódio ou que sejam muito salgados.

Vontade de comer doce? Mantenha os doces bem longe

Aposto que você já ouviu falar que “o que os olhos não vêem, o coração não sente’. Neste caso, é “o que os olhos não vêem, o corpo não sente”. Isso mesmo, ter um doce por perto desperta aquela vontade de comer. Por isso, deixe ele bem longe do seu campo de visão ou simplesmente não tenha em casa.

Com essas dicas, a sua vontade de comer doce tende a diminuir. E lembre-se: você não precisa eliminá-lo para sempre da sua vida. Basta comer do jeito certo e em poucas quantidades.

Mulher comendo uma barra de chocolate

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