Priscila Esperandio

Xaxado: Tudo sobre o ritmo musical nordestino

Você já ouviu falar no xaxado? Este ritmo típico do nordeste carrega muita riqueza em sua história, além de ser muito envolvente! Quer conhecer mais? Então vem comigo!

Mas, afinal, o que é xaxado?

O xaxado é um estilo de música e dança de ritmo agitado, cuja origem vem do sertão de Pernambuco e traz consigo muito da cultura folclórica da região. As influências foram múltiplas, como tudo que é do Brasil.
Segundo registros históricos, surgiu por volta do ano de 1920. Os instrumentos mais presentes no xaxado são a sanfona, triângulo, pífano e zabumba.

Desenho de um homem tocando sanfona e outro homem rocando zabumba

História do xaxado: significado e origem

A história não é unânime sobre o significado do termo xaxado, mas há duas principais grandes teorias: xaxado como sendo uma onomatopeia do barulho do arrastar das chinelas ao dançar o ritmo, fazendo um “xa-xa-xa”.
A segunda teoria diz que o nome deriva do verbo “sachar”, que quer dizer capinar ou escavar a terra com enxada. Nesta interpretação, o movimento e som das chinelas na terra ao dançar lembrariam o som do trabalho da roça.
O nascimento do xaxado ocorreu na região do agreste de Pernambuco, mas aos poucos se espalhou pelo sertão da Bahia. Este ritmo tem influência dos indígenas, escravos e portugueses. Como uma das modalidades de forró, o xaxado também foi influenciado pelo baião – criação de Luiz Gonzaga.

Estátua de um homem tocando sanfona

Dança do xaxado

O xaxado foi disseminado por Lampião e seus cangaceiros, que dançavam com seus rifles ao ritmo, imitando a parceira.
Como já dizia Luiz Gonzaga em “Xaxado”, uma das mais populares músicas de xaxado: “Xaxado vem do sertão/ É dança dos cangaceiros/Dos cabras de Lampião/(…) Xaxado é dança macha/ Primo do baião”.
Apenas após a vinda de Maria Bonita e outras mulheres à “facção” do cangaço, a dança passou a ser de fato executada em pares, com a participação de mulheres.

Um homem tocando zabumba e outro homem tocando sanfona

As apresentações de grupos de xaxado trazem em sua vestimenta até hoje referências ao cangaço. A roupa de xaxado costuma ser em tons de marrom e bege, de tecidos grossos e couro, lenços amarrados no pescoço, sandálias de couro e o chapéu característico de Lampião, com as abas dobradas para cima e ornamentados com moedas e pedaços de vidro.
Desde 2002, é realizado anualmente o “Encontro Nordestino de Xaxado” na cidade de Serra Talhada (PE), onde nasceu Lampião.

Xaxado coreografia

O arrastar das chinelas é marca registrada deste estilo, que pode ser dançado de par ou com passos isolados: parecido com um sapateado, o pé direito é balançado de um lado para o outro, enquanto o pé esquerdo é arrastado para frente. O xaxado está muito presente principalmente nas festas juninas pelo país.

Tudo sobre o xaxado

Aposto que deu até vontade de dançar, né? O xaxado tem tudo a ver com o Brasil, cheio de história e animação. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os amigos! Ah, e aproveite e já conheça mais alguns artigos como este, você vai adorar! Se quiser, pode também deixar sua opinião e sugestões nos comentários. Até a próxima!

Xaxado: Tudo sobre o ritmo musical nordestino
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *